AVICII: 12 momentos que resumem sua trajetória brilhante

Um grande músico, produtor, DJ e criador de grandes hits sonzeiras. Esse era Tim Bergling, mais conhecido como Avicii, que nos deixou na semana passada e também o registro de um legado inegável na história da música num espaço muito curto de tempo.

O DJ foi um dos maiores nomes da música eletrônica na última década e seu primeiro sucesso foi “Levels“. Além das grandes músicas, Avicii já teve hotel com seu nome durante a Miami Music Week – veja aqui, foi citado no hit “I Took A Pill In Ibiza” de Mike Posner e teve também um documentário sobre sua vida em 2017, “True Stories“, que mostra detalhes de quando resolveu se afastar dos palcos. Ele tinha também um podcast incrível mensal, onde volta e meia tocava faixas de DJs brasileiros como Vintage Culture, Alok e WOAK.

E reunimos aqui 12 grandes momentos que mostram a brilhante trajetória musical desse grande artista. Confira!

1 – Seek Bromance

Essa é a segunda música dele e a primeira que fez sucesso. Aqui ele ainda assinava como Tim Berg antes de adotar de vez o pseudônimo Avicii. “Seek Bromance” antes era apenas “Bromance“, ganhou vocais e virou um hit global e foi tocada pelos principais DJs em todo o mundo.

 

2 – My Feelings For You (2010)

Depois de algumas collabs com Sebastien Drums, essa foi a que emplacou como o primeiro single de sucesso onde ele já assinava como Avicii. Essa música é um remake de uma famosa música do duo francês Cassius, “Feeling For You”.

 

3 – Rapture (2010)

Foi o primeiro remix de sucesso de Avicii, da cantora Nadia Ali. Foi tocado também por muitos DJs e a partir daqui que o nome dele começou a circular em todo o mundo.

 

4 – Levels (2011)

Com pouco tempo de carreira, Avicii já lançava o seu primeiro hit global, que tem o vocal tirado de uma canção gospel de Etta James, de 1962. Logo depois, o rapper Flo Rida regravou o vocal para sua música “Good Feeling“, inspirada em “Levels“.

 

5 – Fade Into Darkness (2011)

No mesmo ano, Avicii lançava outro grande hit. “Fade Into Darkness” é uma de suas músicas mais bonitas.

 

6 – Derezzed: Tron Soundtrack (2011)

Um remix que poucos conhecem e que foi muito importante para a carreira de Avicii e para os próximos remixes que ele assinaria. “Derezzed” é uma música do duo Daft Punk que fez parte da trilha sonora do filme “Tron“.

 

7 – Sunshine (2012)

Aqui, Avicii assinava uma música com David Guetta, um dos maiores DJs do mundo e que na época explodia com seus hits em parceria com grandes nomes da música pop como Kelly Rowland, Ne-Yo, Estelle e Akon. Com essa collab, ele ganhou um respeito ainda maior do mercado. A faixa foi indicada ao Grammy de melhor gravação dance daquele ano.

 

8 – Girl Gone Wild (2012)

As grandes conquistas não paravam e dessa vez Madonna convidou Avicii para assinar o remix de sua música “Girl Gone Wild“, que fez tanto sucesso quanto a versão original. Para comemorar, ela subiu com Avicii no palco do Ultra Miami no mesmo ano para cantar a canção ao vivo (veja no video acima). Foi um grande marco para a música eletrônica, pois até então, era difícil ver grandes artistas do mundo pop subindo ao palco com os DJs nos grandes festivais.

 

9 – I Could Be The One (2012)

Um outro grande sucesso de Avicii, em parceria com Nicky Romero, que veio logo após “Silhouettes“, uma outra grande faixa, mas que não teve tanto apelo comercial.

 

10 – Wake Me Up (2013)

Aqui Avicii deu a grande virada de sua carreira apostando em uma nova sonoridade, apresentando uma música que era ao mesmo tempo country, folk e meio urban junto à música eletrônica, com os vocais de Aloe Blacc. Junto com “Levels“, “Wake Me Up” se tornou o maior hit de toda a sua trajetória.

 

11 – Hey Brother (2013)

Outro grande hit, que seguiu um pouco a linha sonora de “Wake Me Up” e que também faz parte do álbum “True“, em 2013.

 

12 – Waiting For Love (2016)

Primeira faixa do álbum “Stories” e que se tornou outro grande hit. 2016 foi o ano que Avicii resolveu se aposentar dos palcos para cuidar da saúde.

 

Ouça a playlist oficial do Avicii no Spotify,  “This Is Avicii“: